Domingo, 11 de Maio de 2008

Coágulos e amputações, venenos e secreções

Interlúdio II

 

O homem teme o terrorismo. Cela va sans dire. O Homem do pullover amarelo estima a gastronomia acima de quase tudo. Logo, o único texto da blogosfera que lhe dá pesadelos é este opúsculo sobre  terrorismo gastronómico. Não há restaurante em que se sinta absolutamente seguro. Pior, não há comida caseira comercializável. Isto não é a apologia da ASAE, o Homem do pullover amarelo tem um desprezo olímpico pela actualidade. O que se passa é muito simples: comida caseira que se vende para fora deixa de o ser, porque o que a define não é o modo como se confecciona, antes a confiança incondicional com que é consumida. Desde que a Emília e a avó Maria se ausentaram, só sobra a comida de sua mãe. Uma confiança superlativa, que transcende até a que tem pelos seus próprios e parcos cozinhados, não por sentir nele uma pulsão de cozinheiro suicida, mas porque, em consciência, não pode excluir um acto de terrorismo por inépcia - a polpa do indicador no picadinho do estrugido -  que faça de um dos seus convidados um canibal involuntário.

 

Há uns dias, no escuro do teatro, sua mãe ofereceu-lhe um rebuçado já aberto, que ele recebeu com os lábios. Num reflexo típico da sua discreta retenção anal, ocorreu-lhe que talvez fosse o último, que ela se apressara a resgatar da boca quando reparou não ter mais na bolsa, para o oferecer ao seu filho, que nem sequer lho pedira. Ele estivera tão distraído e o escuro era tanto que só uma confiança cega o podia guiar na decisão sobre o que fazer: aceitar o rebuçado, acariciá-lo com a língua, prolongar o prazer e estimar a oferenda como se lhe tivessem cedido um cantil no deserto ou, pelo contrário, usar o escuro para simular que chupava o rebuçado, quando na verdade o soltara dos lábios para a palma da mão e o deixara cair, aproveitando o amortecimento acústico da alcatifa e um momento em que, do palco, um Duarte Mendes a fazer de comunista empedernido soltava uma interjeição sonante. Enquanto chupava o rebuçado, com a convexidade de encontro à  curvatura do céu-da-boca a desfazer-se num açúcar que se difundia logo no sangue, apercebeu-se  que a dúvida não o incomodava, até o divertia, e foi num travelling do último almoço na cozinha de sua mãe, nessa tarde, até à vida intra-uterina e ao cordão umbilical. Excluindo aquele útero e aquelas cozinhas, não se voltou a sentir seguro em lado nenhum e muito menos num restaurante. 

 

O que se passa atrás daquelas portas? O que fizeram as mãos de um ajudante de cozinha imberbe a rebentar de tesão, momentos antes de ele cortar a hortaliça? Isto nem seria terrorismo, é uma inevitabilidade que decorre da exploração das classes desfavorecidas, da sobrecarga horária e do enviesamento para contratar empregadas de mesa com características sexuais secundárias apelativas. Quantas vezes não se comerá salada temperada com mijo por um empregado de mesa irritado? Se o Homem do pullover amarelo nunca mandou um prato para trás, para ser reaquecido, para se assar melhor a carne, para que a comida corresponda à descrição, etc., não foi por falta de vontade, foi por medo. Medo das represálias. Enganam-se aqueles que se sentem numa relação de superioridade hierárquica com o empregado de mesa. Quem domina o fluxo da cadeia trófica domina tudo. E quanto melhor o restaurante, maior a probabilidade de estes episódios acontecerem, porque maior é a arrogância, a inveja e a tentação de tramar as celebridades, poder chegar a casa e soltar a gabalorice: "o Paulo Pires gostou do cotão do meu umbigo." Então os que são malcriados para os maus criados, pobres coitados... Dá-me dó pensar em todos os arrogantes que vejo à mesa. Não quero pensar na sopa de ninho de andorinha com um farrapinho de  esperma a boiar, no bife de pimenta que alguém arrasta pelos ladrilhos da cozinha antes de o camuflar num molho espesso, no salmonete que se refresca na água da sanita antes de ser grelhado... e de se puxar o autoclismo. Nos EUA, uma parte substancial do ordenado do empregado de mesa vem da gorjeta, mas a gorjeta não estimula a qualidade do serviço, antes condiciona o cliente, vítima da sua frágil psicologia - ouve-se uma voz "se não pagas bem, vais ficar com a certeza de que te cuspi na sopa; se pagas bem, ficas apenas na dúvida". Não faz sentido, mas nós não fazemos muito sentido.

 

O povo diz que o que não mata engorda, mas quando o povo começar a ser mais assíduo nos restaurantes vai ter vontade de ser envenenado. Existe uma franqueza estimável no envenenamento. Do terrorismo gastronómico subtil é que nenhum provador nos pode salvar. Nem sequer o sorriso, que é o que nos resta. 

 

publicado por Homem do pullover amarelo às 07:30
link | comentar
1 comentário:
De N. a 12 de Maio de 2008
pois, sim, mas... qual é a droga?

Comentar post

Autores

Pesquisar

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Últimos posts

Frangos & galetos

...

Contra nós temos os dias

Do desprezo pela história...

É urgente grandolar o cor...

Metafísica do Metro

A Revolução da Esperança

Autores do Condomínio

Hipocondria dos afectos

A família ama Duvall

Arquivo

Dezembro 2020

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

tags

todas as tags

Subscrever

Em destaque no SAPO Blogs
pub