Quinta-feira, 3 de Abril de 2008

Cinzento

 Não partilho do desentusiasmo crítico por "Intimidade", de Woody Allen, que vi ontem à noite (reparem que não escrevi "revi"). Houve mesmo momentos do filme que achei muito fortes - a cena da festa em que é cada vez mais notório o mal estar entre as irmãs e a sua nova madrasta é um deles. O que me desiludiu no filme foi o suicídio da mãe. Um efeito melodramático demasiado fácil. Dizem que está aqui presente a influência Bergmaniana e Tchekhoviana em Allen. Reconheço a primeira, não tanto a segunda (aliás, de Tchekhov encontro apenas um certo perfume do pensamento "Se tens medo da solidão, não te cases"). O suicídio da mãe "mar adentro" parece-me demasiado épico para ser considerado uma herança do autor de meias tintas (é um elogio) que era Tchekhov. Nos contos de Tchekhov o mundo tem muitos matizes e hesitações  e não acontece grande coisa. É isso que procuro nas suas pequenas histórias e nas do seu discípulo Carver - começam a meio, acabam a meio. Aqui, pelo contrário, acontece. Aquele suicídio no mar é uma forma de heroísmo. Prefiro os passeios, os diálogos inconclusivos, o peso do ar das tardes, os rostos a olhar as ondas pela janela, a lenta desilusão que vai encurralando as almas entre quatro paredes. O cinzento da vida sob a forma de arte.

publicado por Nuno Costa Santos às 14:52
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7 comentários:
De Ana Cristina Leonardo a 4 de Abril de 2008
não percebo a diferença entre épico e heróico. no filme a mãe mata-se mar adentro, a lembrar o suicídio de virginia woolf. acho que é para aí que a cena remete. não me parece, contudo, que o gesto tenha a grandeza de uma morte escolhida à maneira dos gregos.
quanto a ser uma cena de "estratégia óbvia e fácl" julgo ser afirmação demasido peremptória e genérica, principalmente alicerçando-a no argumento de que «já existiam três seres suficientemente sofredores, as filhas». O sofrimento não é matemática.
De Ana Matos Pires a 5 de Abril de 2008
Não se trata, quanto a mim, de matemática, é mais "para quê procurar o momento cinematográfico alto se ele já lá está?". E o facto de ter feito referência ao sofrimento das três filhas foi para contrariar a Cristina quando referiu o desassossego da irmã sem talento - para mim existem três desassossegadas.

Diferenciei épico de heróico porque lhe dei o significado que referi, um dos possiveis, é nesse sentido.

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