Sexta-feira, 28 de Outubro de 2011

A liberdade precisa de amigos

Como é que hei-de começar isto? Se calhar começo por dizer que pelo menos este cidadão que hoje publica no Sinusite votou no PP nas últimas eleições. Porquê, pergunta, perseguindo a rima, a Zé Heitor da farmácia. Porque achei que o PP poderia moderar os ímpetos ideológicos ultra-liberais de Passos Coelho e companhia - cada vez mais radicais ao longo da campanha. E o que temos neste momento? O PP ausente e caladinho, cúmplice de uma série de medidas imoderadas e justificadas, como sublinhou Pacheco Pereira hoje na "Sábado", por uma espécie de ódio ideológico ao funcionalismo público e àquilo que se considera ser os seus privilégios. Esperava do PP a moderação que não está a dar - num discurso, numa opinião, num gesto. Numa afirmação de identidade, mais próxima da sua raíz democrata cristã.

 

Sei que este é um discurso fora de moda mas acredito que os valores essenciais do cristianismo (eu que até os cruzo com os do budismo, onde hoje até me movo melhor) podem ajudar a humanizar as políticas, sobretudo aquelas que vêm de utopias ideológicas como são as  do liberalismo puro e duro. Continuo na essência liberal, sim, continuo a acreditar que discursos como este, feito por Adolfo Mesquita Nunes, fazem todo o sentido - acho que falta muita iniciativa e responsabilidade pessoais em Portugal em todas as áreas -  mas sinto a necessidade de ver esse discurso de apelo ao esforço de cada um complementado com um sentido de atenção a quem simplesmente está em desequilíbrio financeiro permanente, a quem é prejudicado porque precisa dos dinheiros dos subsídios de Natal e de férias para pagar despesas essenciais. Ou por outra: só a liberdade é sublinhada. Falta o resto.

 

Sei que há gente no PP, a começar por Portas, com todos os seus defeitos, que partilha, pelo menos em teoria, destes valores. Alguns até os exibem demasiado à lapela - com todos os perigos que isso traz. Mas o facto é que não os tenho ouvido. Achei o discurso de Adolfo Mesquita Nunes um discurso com rasgo e novidade por estar centrado nesta ideia de  que a liberdade é um valor que devia ser mais nuclear por aqui. Penso é que lhe faltou essa dimensão de atenção ao outro, do construir ajudando quem não consegue fazê-lo sozinho, de - numa palavra que se gastou mas que ainda faz todo o sentido - solidariedade. Não há maior manifestação de liberalismo, pelo menos como o entendo, do que o voluntariado. Se cada um cuidasse da rua, do melhor da sua rua, dos problemas da sua rua, dos que sofrem na sua rua, teríamos provavelmente um país melhor e mais simpático para se viver.

 

Tudo isto me faz lembrar uma declaração televisiva antiga de Felipe González, que dizia qualquer coisa como: "A esquerda não consegue falar de crescimento e a direita não consegue falar da exclusão". Acredito que há um equilíbrio qualquer que pode ser perseguido e realizado.  E também aqui confesso o meu "ecumenismo". Não me interessa tanto saber se é pela democracia cristã ou se é pela social-democracia que se chega lá. Importante é que na acção política estejam elementos de empatia e compaixão por quem vive um caminho difícil e desprotegido e  precisa, no plano institucional e da comunidade, de protecção, ajuda e incentivo.

publicado por Nuno Costa Santos às 22:10
link
De Exilado no Mundo a 29 de Outubro de 2011
Paulo Portas é um vaidoso. Anseia o poder e luta ferozmente por ela apenas para se pavonear como homem de estado. Fez agora o mesmo que já tinha feito há uns anos. Nem mais, nem menos. Quem votou nele pode lamentar-se de muita coisa, mas o maior lamento deve ir para a falta de memória!
Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Autores

Pesquisar

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Últimos posts

Frangos & galetos

...

Contra nós temos os dias

Do desprezo pela história...

É urgente grandolar o cor...

Metafísica do Metro

A Revolução da Esperança

Autores do Condomínio

Hipocondria dos afectos

A família ama Duvall

Arquivo

Dezembro 2020

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

tags

todas as tags

Subscrever

Em destaque no SAPO Blogs
pub